sábado, 17 de agosto de 2024

Avisos interparoquiais - XX Semana do tempo Comum - 18 de Agosto de 2024


1. SEMANA NACIONAL DAS MIGRAÇÕES

Estamos a viver a quinquagésima segunda (52) Semana Nacional de Migrações e que termina amanhã, Domingo, dia 18 de agosto, sob o tema: “Deus caminha com o seu povo”. Saudamos todos os imigrantes, que vieram de outros países ao nosso encontro, à procura de melhores condições de vida e agradecemos-lhes o contributo que têm dado ao nosso país, com a riqueza das suas diferenças culturais e o seu testemunho de fé. Saudamos também os portugueses emigrantes no estrangeiro, que estão por estes dias a gozar algum tempo de férias entre nós.

Que seja um tempo de retemperar forças e de reforçar laços de fraternidade. Os ofertórios das Eucaristias deste fim-de-semana, Sábado e Domingo, 17 e 18 de agosto, destinam-se a apoiar a pastoral junto dos Migrantes; o Apostolado do Mar; a Obra Nacional da Pastoral dos Ciganos e dos Refugiados.

2. REUNIÃO COM OS CATEQUISTAS

A partir da próxima semana, o Pároco vai começar a reunir com os Catequistas das várias Paróquias, em cada Comunidade. Na próxima sexta-feira, dia 23 de agosto, às 21.00 horas, vai ser na Paróquia de Pigeiros, na Casa Pastoral. 

Agradecemos a presença de todos os Catequistas para começar a preparar o novo Ano Catequético. A toda a Comunidade lembra o Pároco que a Catequese é tarefa primordial da vida da Comunidade, como espaço de encontro, transmissão celebração e vivência da fé... e que a falta de Catequistas se começa a fazer sentir. Fica o apelo a um maior envolvimento de todos, a começar pelos pais para que esta tarefa e missão de transmissão da fé se fortaleça na Comunidade.

3. APELO AOS CONSELHOS PASTORAIS PAROQUIAIS

Após uma reunião bem-sucedida e frutífera que se realizou na passada terça-feira, dia 13 de agosto, na Paróquia de Guisande, com a presença dos Conselhos de Pastoral de cada Paróquia, em que se avaliou, entre todos, a recente Visita Pastoral que vivemos e se perspetivou novas formas de continuar o caminho iniciado, ficou o desafio, a que em cada Paróquia, os vários grupos Paroquiais reúnam, escolham e apresentem um delegado para representarem o grupo no Conselho Pastoral em cada Paróquia.