quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Reunião interparoquial de 13 de Agosto de 2024 - Resumo

 


Teve lugar, ontem, 13 de Agosto de 2024, pelas 21:15 horas, no Salão Paroquial de Guisande, um encontro interparoquial com os representantes de grupos das paróquias e delegados ao Conselho Pastoral Vicarial e naturalmente com o pároco Pe. António Jorge e o diácono António Avelino.

Porventura o dia escolhido, já em pleno período de férias, não terá sido o melhor, para além do pouco tempo decorrido após a sua convocatória, pelo que não ajudou a uma maior participação, e notou-se a ausência de representantes ou elementos de vários grupos,  mas era importante, precisamente antes do final das férias, ter este encontro e as opções de agenda não eram muitas. 

Na agenda,  a discussão e a análise à Visita Pastoral, que decorreu na última semana de Junho, e dela o que se entendeu que correu bem e foi positivo e também o que esteve menos bem.

De um modo geral tanto os elementos da mesa como os demais participantes, concluíram que o saldo foi deveras positivo e com momentos muito significativos e na certeza de que por onde o Sr. Bispo D. Roberto passou deixou marcas de proximidade muito fortes que não deixaram ninguém indiferentes. Nas escolas, nas empresas, associações  e locais de refeições, foi sempre com um forte entusiasmo que se fez a recepção.

Como aspectos menos conseguidos, a participação da comunidade, nomeadamente nas várias celebrações presididas pelo Sr. Bispo, em que naturalmente se esperava que fosse mais ampla, bem como nos momentos definidos no programa como interparoquiais e de convívio geral. Neste aspecto talvez a mensagem transmitida não tenha sido a melhor nem terão sido desenvolvidos os esforços necessários à sensibilização para a participação. 

Há, pois, caminho a percorrer e se a Visita Pastoral e todo o seu planeamento e envolvimento demonstraram que é possível fazer coisas importantes em conjunto, importa dar continuidade, sabendo-se que a facilidade não é costumeira nestas coisas, exigindo por isso o envolvimento e comprometimento de todos, desde logo dos grupos e a partir deles para a comunidade, quer em enquadramento paroquial quer interparoquial. E esse comprometimento pode começar desde logo pela participação dos grupos ou seus representantes neste tipo de encontros para que as decisões possam resultar de ideias e consensos mais alargados e transversais às dinâmicas das paróquias e seus grupos de modo a que ninguém fique de fora.

Outro ponto: Por proposta do pároco e concordância de todos os presentes, será feito um documento gráfico que será endereçado a todas as entidades que haviam sido convidadas e se envolveram na Visita Pastoral para assim lhes ser prestado o agradecimento e reconhecimento, deixando, simultaneamente, uma porta aberta para contextos futuros.

Finalmente, foi abordado o Plano Pastoral Diocesano 2024/2025, sob o tema " Peregrinos da Esperança. Com todos e para o bem de todos".

Logo que terminem as férias retemperadoras, os grupos serão desafiados a avançarem com propostas que se enquadrem e se cimentem no programa e no sentido do tema bem como já no contexto do Jubileu de 2025.

Simultaneamente pretende-se que no balanço positivo da Visita Pastoral e da dinâmica da sua organização, se continue o caminho para a implementação dos Conselhos Pastorais Paroquiais e Interparoquial.

Vamos, pois, quem delas está a beneficiar, continuar as férias para que o novo ano pastoral possa começar com um renovado ânimo e tanto quanto possível, percorrendo caminhos comuns e num sentido sinodal.