sábado, 28 de setembro de 2024

Avisos interparoquiais - XXVI Semana do Tempo Comum - Ano B - 29 de Setembro de 2024

1. OUTUBRO: MÊS DO ROSÁRIO. MÊS MISSIONÁRIO...

“Ide e convidai a todos para o banquete” (cf. Mt. 22,9) é o tema proposto pelo Papa Francisco na Mensagem do próximo dia Mundial das Missões a 20 de outubro. “Ide e convidai”. Com este convite vamos, nas nossas Comunidades, rezar o Terço: na Paróquia de Guisande, todos os dias às 19.00 horas, ao Sábado, às 17.00 e no domingo às 15.00 horas. Na Paróquia de Pigeiros, nos dias de Missas (Quarta-feira, Sábado e Domingo) meia hora antes da Missa. Na Paróquia das Caldas nos dias de Missa (Sábado, Domingo), meia hora antes da Missa. Na Terça-feira, no fim da Missa. Na Quinta-feira, no tempo de Adoração. Para facilitar a oração do Terço, na Igreja e em família, temos o “Guião Missionário 2024-2025” que pode ser adquirido no final das Eucaristias, este fim-de-semana, por 1,50 €.

2. REUNIÃO DA ASSESSORIA DA PASTORAL FAMILIAR VICARIAL

Na próxima Segunda-feira, dia 30 de setembro, às 21.15 horas em Guisande, no Salão Paroquial.

3. FUNDAÇÃO AIS: 1 CABAZ ESCOLAR = 1 SORRISO PARA AS CRIANÇAS DO LÍBANO

Chega-nos um apelo do Líbano, através da Fundação de Ajuda à Igreja que sofre, para colaborarmos nesta campanha com o propósito de garantir que 26.884 crianças em 87 escolas cristãs, no Líbano, possam voltar a ter aulas, continuar a aprender e, ao mesmo tempo assegurar que as suas famílias tenham condições para permanecer no seu país. Cada cabaz custa 11,00 € e contém, para além do material escolar necessário, uma Bíblia, também ela sinal de esperança, de fé e de um futuro melhor. Vamos colaborar no ofertório das Eucaristias no próximo fim- de-semana.

4. FESTA DO ACOLHIMENTO DE TODOS OS MENINOS E ENVIO DOS CATEQUISTAS

No próximo Sábado, dia 5 de outubro, na celebração da Eucaristia, em cada Paróquia, teremos a Festa do acolhimento de todos os meninos, de todos os anos, da Catequese, bem como seus pais e o envio dos Catequistas. Contamos e esperamos por todos para assim, em Festa, iniciarmos este novo ano Pastoral. Na semana seguinte começa a Catequese em sala para todos os meninos. Vamos ter também entre nós, nas celebrações em todas as Comunidades, o Samuel Silva, jovem da Paróquia de Guisande que vai ser “enviado” e partir para a Missão em Tete, Moçambique, em breve. Para o ajudar na Missão, no final da Eucaristia, somos convidados a partilhar dos nossos bens materiais para o ajudar nos projetos a edificar na Missão.

5. REUNIÃO COM CATEQUISTAS

Na Paróquia de Guisande, na Segunda-feira, dia 30 de setembro, às 20.30 horas no Salão Paroquial; na Paróquia das Caldas de São Jorge, na Terça-feira, às 21.00 horas, no Salão paroquial e na Paróquia de Pigeiros, na Quarta-feira, às 21.00 horas, na Casa Pastoral.

6. REUNIÃO COM OS MINISTROS EXTRAORDINÁRIOS DA COMUNHÃO

Na Paróquia das Caldas, próxima Quarta-feira, dia 2 de outubro, às 20.30 horas, no Salão Paroquial das Caldas de São Jorge.

7. FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO NA PARÓQUIA DE GUISANDE

Vai celebrar-se no primeiro Domingo de outubro, dia 6, na Eucaristia, às 8.00 horas. No final da Eucaristia, faremos, como de costume, a Procissão.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Encontro interparoquial de leitores


Ontem, Segunda-Feira, 23 de Setembro, pelas 21:00 horas no Centro Cívico Feliciano Pereira, em Pigeiros, teve lugar um encontro interparoquial com leitores. Foi orientado pelo Sr. Diácono António Avelino e centrou-se na abordagem aos ministérios laicais, mas com enfoque no ministério do leitor.

O que é, quem institui, quais os requisitos, qual a formação, quais as funções inerentes a esse serviço a esse ministério, foram questões esclarecidas.

Um ministério é, em suma, serviço, estar ao serviço, e decorre de um chamamento, de uma vocação, de um discernimento pessoal e comunitário e como tal carece desses fundamentos para que se inicie o processo formativo que depois conduzirá à sua instituição pelo Bispo. 

O Papa Francisco na sua programática Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, acentua a raiz batismal da condição discipular e missionária de todos os fiéis, independentemente do seu grau de instrução e reclama um novo protagonismo dos batizados (cf. EG 120), chamados a evangelizar os múltiplos ambientes da vida.

Quanto à função do leitor instituído (fonte Eclesia): "...para além dessa sua função própria, os leitores podem ser chamados a desempenhar durante as celebrações litúrgicas, a título de suplência, funções de outros ministérios: na falta de Salmista, recitará os Salmos interleccionais; na falta de diácono ou cantor, poderá ser ele a apresentar as intenções da Oração universal; na falta de diretor do canto e de comentador, poderá ser ele a dirigir o canto e a orientar a participação dos fiéis nas celebrações. Por fim, o Diretório para a celebração do Domingo na ausência de Presbítero coloca-os, a par dos acólitos, entre os leigos a dar precedência para a condução desse tipo de assembleias litúrgicas.

"Mas seria minorar a missão do Leitor instituído confiná-lo a um desempenho ritual. De facto, a Liturgia é «cume e fonte» (SC 10). Coerentemente, a epifania litúrgica do ministério confiado aos Leitores obriga a alargar os horizontes do serviço eclesial que lhes é confiado para além do momento da celebração. Assim, o Motu Proprio Ministeria Quaedam propõe-lhes tarefas de mais lato alcance pastoral, como preparar os fiéis para a receção frutuosa dos sacramentos (catequese…), ajudar na organização da liturgia da Palavra, e assegurar a formação do grupo dos leitores aos quais, por encargo temporário, se pode confiar o exercício de facto deste ministério."

"Em suma, o leitorado é um ministério a conferir não apenas a quem leia bem nas celebrações litúrgicas, mas sobretudo a quem se disponibiliza para colaborar na organização das atividades de evangelização e catequese, dando coerência e consistência ao seu serviço litúrgico."

Não é fácil ser leitor, nem se improvisa e, acima de tudo, tendo em conta o amplo leque das funções que lhe são atribuídas. Com efeito, os leitores devem ser aptos e diligentemente preparados. Em primeiro lugar eles devem deixar-se imbuir, impregnar inteiramente pela Palavra de Deus que hão de amar, de que farão o seu tesouro mais precioso e o seu alimento quotidiano. Hão de aprofundar o seu conhecimento da Sagrada Escritura mediante uma leitura assídua, um estudo diligente, uma oração fervorosa e um testemunho credível. Sintetizando, diremos que a sua preparação há de ser geral e particular; remota, prévia, permanente e concomitante ao exercício da função. Quanto à preparação específica, ela deve abarcar, pelo menos, as seguintes alíneas:

Formação:

"Formação bíblica que capacite para a compreensão dos textos nos respetivos contextos e géneros literários, e na perspetiva unitária e englobante da história da salvação;

Formação litúrgica que lhes dê um conhecimento efetivo do sentido e estruturas da Liturgia da Palavra e da sua conexão com a Liturgia Eucarística e com os outros Sacramentos e Sacramentais. Em particular, deve conhecer por dentro a estrutura e organização dos lecionários, dominando os critérios que presidiram à seleção, ordenamento e harmonização das leituras;

Formação catequética, nomeadamente na área da pedagogia da fé e do acompanhamento da iniciação cristã nas várias faixas etárias;

Formação técnica e prática no capítulo da dicção e da leitura proclamada em voz alta, bem como das artes e técnicas da comunicação oral, designadamente da leitura proclamada em público, com ou sem amplificação artificial. Ler bem em forma de proclamação em público não é fácil, mesmo para quem já se habituou a dominar o nervosismo e a emoção de falar perante uma assembleia. Não basta uma boa alfabetização. A arte de proclamar bem em público assenta certamente em dotes naturais, mas estes devem ser sublimados pelo estudo e pela técnica, e partir de uma experiência pessoal de encontro com o texto a proclamar."

Em conclusão do encontro, foi expressa a vontade e desejo do nosso Bispo em que cada paróquia possa vir a ter um(a) leitor(a), ou acólito, instituídos pelo que o repto foi lançado aos presentes no sentido de fazerem essa introspecção, essa descoberta e de corresponder ao chamamento caso ele se manifeste como um carisma, uma vocação. O caminho e o processo não sendo transcendentes, não são fáceis porque exigentes a nível pessoal. Todavia, a semente, foi, lançada. Germinará e dará fruto? O tempo o dirá.

Sobre os ministérios laicais: Eclesia


sábado, 21 de setembro de 2024

Avisos interparoquiais - XXV Semana do Tempo Comum - Ano B - 22 de Setembro de 2024


1. O PÁROCO REGRESSOU DE FÉRIAS...

Os horários das celebrações durante a semana vão ser retomados, bem como o atendimento em cada Paróquia feito pelo Pároco.

2. AS MATRÍCULAS NA CATEQUESE...

Na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Pigeiros, ainda estão a fazer-se as matrículas para os meninos e meninas que vão frequentar o 1º Ano a Catequese, hoje, Sábado 21 e amanhã, Domingo 22 de setembro, no final das Eucaristias. Os pais e / ou encarregados de educação deverão trazer o cartão de cidadão da criança que vai ser inscrita, bem como a data e lugar do seu batismo.

3. REUNIÃO DE LEITORES INTER-PAROQUIAL

Vai ter lugar na próxima Segunda-feira, dia 23 de setembro, às 21.00 horas, no Auditório Feliciano Martins Pereira, na Paróquia de Pigeiros. Contamos com a presença de todos os leitores das nossas Paróquias.

4. REUNIÃO COM OS DELEGADOS DA CATEQUESE

Na próxima Quinta-feira, dia 26 de setembro, às 21.00 horas, no Salão Paroquial das Caldas, o Pároco, depois de elaborados os programas Paroquiais de Catequese, gostava de se encontrar com os delegados das nossas Paróquias, bem como os dirigentes do Agrupamento dos Escuteiros das Caldas, para acertarmos os respetivos programas.

5. A PASTORAL JUVENIL DA VIGARARIA DE SANTA MARIA DA FEIRA

Vai promover a atividade para os jovens “Arranca Feira”, a ter lugar no próximo dia 27, Sexta-feira, e Sábado, 28 de setembro, na Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira. Esta atividade é dirigida aos jovens e adolescentes das nossas Paróquias. O programa desta atividade passa por na Sexta-feira, dia 27 de setembro, de uma “noite branca” com uma Vigília de Oração, às 21.00 horas e o Concerto de Claudine Pinheiro, às 22.00 horas. No Sábado, dia 28 de setembro, a Eucaristia presidida pelo Senhor D. Roberto Mariz, às 19.15 horas; às 20.00 horas o jantar que será partilhado e às 22.00 horas, o Concerto da Banda da Paróquia, autora do hino da Jornada Mundial da Juventude -  Lisboa 2023.

6. OUTUBRO: MÊS DO ROSÁRIO... MÊS MISSIONÁRIO...

Ide e convidai a todos para o banquete (cf. Mt. 22,9) é o tema proposto pelo Papa Francisco na Mensagem do próximo dia Mundial das Missões a 20 de outubro. “Ide e convidai”: a missão como ida incansável e convite para a festa do Senhor. Do banquete festivo da Missa para a Missão. Vamos preparar-nos e vivê-lo com todo o nosso entusiasmo.

terça-feira, 17 de setembro de 2024

Caldas de S. Jorge - Encontrou-se aliança de casamento


Foi encontrada junto ao Minimercado Uíma, em Caldas de S. Jorge, uma aliança de casamento.

Está à guarda dos serviços paroquiais da respectiva freguesia, pelo que se entrega a quem provar pertencer-lhe. 

Agradece-se a partilha desta situação.

sábado, 14 de setembro de 2024

Avisos interparoquiais - XXIV Semana do tempo comum - 15 de Setembro de 2024

 


1. PÁROCO CONTINUA DE FÉRIAS

Regressa no próximo Sábado, dia 21 de setembro para a celebração das Eucaristias. Não haverá, durante a semana, Missa nas paróquias nem o atendimento feito pelo Pároco. Os serviços urgentes estão assegurados.

2. AS MATRÍCULAS NA CATEQUESE ESTÃO A CHEGAR...

Na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Pigeiros, vai proceder-se às matrículas para os meninos e meninas que vão frequentar o 1º Ano a Catequese, nos Sábados 14 e 21 e Domingos, 15 e 22 de setembro, no final das Eucaristias. Os pais e / ou encarregados de educação deverão trazer o cartão de cidadão da criança que vai ser inscrita, bem como a data e lugar do seu batismo.

Na Paróquia de São Mamede de Guisande as matrículas para todos os meninos que vão frequentar a Catequese nos próximos Sábados, dias 14 e 21, no Salão Paroquial, às 10.00 horas. Os pais e / ou encarregados de educação devem fazer- se acompanhar do cartão de cidadão da criança que vai ser inscrita, bem como a data e lugar do seu batismo.

Na Paróquia das Caldas de São Jorge as matrículas para todos os meninos que vão frequentar a Catequese no próximo Sábado, dia 21 de setembro, no Salão Paroquial, das 15.00 às 18.00 horas. Os pais e / ou encarregados de educação devem fazer-se acompanhar do cartão de cidadão da criança que vai ser inscrita, bem como a data e lugar do seu batismo.

3. A PASTORAL JUVENIL DA VIGARARIA DE SANTA MARIA DA FEIRA

Vai promover a atividade para os jovens “Arranca Feira”, a ter lugar no próximo dia 27 e 28 de setembro, na Quinta do Castelo, em Santa Maria da Feira. Esta atividade é dirigida aos jovens e adolescentes das nossas Paróquias. O programa desta atividade consta na Sexta-feira, dia 27 de setembro, de uma “noite branca” com uma Vigília de Oração, às 21.00 horas e o Concerto de Claudine Pinheiro, às 22.00 horas. No Sábado, dia 28 de setembro, a Eucaristia presidida pelo Bispo Senhor D. Roberto Mariz, às 19.15 horas; às 20.00 horas o jantar que será partilhado e às 22.00 horas, o Concerto da Banda da Paróquia, autora do hino da JMJ Lisboa 2023. Dia 23 de setembro, a partir das 8.30 horas, a iniciativa “Vamos Limpar a Nossa Terra”!

4. PROJETO ENVELHE(S)ER DO MUNICÍPIO SMF | PARÓQUIA GUISANDE

No âmbito do projeto Envelhe(S)er do Município de Santa Maria da Feira, vem, a Dra. Joana Santos, Técnica Superior de Gerontologia, solicitar a divulgação, na Paróquia de Guisande, que no dia 25 de setembro próximo (quarta-feira) se vai realizar na sede da União de Freguesias de Lobão, Gião, Louredo e Guisande, em Lobão, das 14.00 às 16.00 horas, uma oficina de transformação de produtos da terra, com o tema: “Conservas – Sabor e nutrição sempre à mão!

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Avisos interparoquiais - XXIII Semana do tempo comum - 8 de Setembro de 2024

 


1. PÁROCO VAI ENTRAR DE FÉRIAS

No dia 9 de setembro e regressa no Sábado, dia 21 de setembro. Não haverá, durante a semana, Missa nas Paróquias nem o atendimento feito pelo Pároco. No Sábado, dia 14 e Domingo, dia 15 as celebrações estão asseguradas, nos horários habituais, nas Paróquias, bem como durante as os serviços urgentes.

2. MATRÍCULAS NA CATEQUESE

Na Paróquia de Nossa Senhora da Assunção de Pigeiros, vai proceder-se às matrículas para os meninos e meninas que vão frequentar o 1º Ano a Catequese, nos Sábados 14 e 21 e Domingos, 15 e 22 de setembro, no final das Eucaristias. Os pais e / ou encarregados de educação deverão trazer o cartão de cidadão da criança que vai ser inscrita.

Na Paróquia de São Mamede de Guisande as matrículas para todos os meninos que vão frequentar a Catequese nos próximos Sábados, dias 14 e 21, no Salão Paroquial, às 10.00 horas. Os pais e / ou encarregados de educação devem fazer- se acompanhar do cartão de cidadão da criança que vai ser inscrita.

3. REUNIÃO COM OS CATEQUISTAS NA PARÓQUIA DAS CALDAS DE S. JORGE

Na próxima quarta-feira, dia 11 de setembro, às 21.00 horas, o Pároco vai reunir com todos os Catequistas, no Salão Paroquial, para avaliar o ano e começar a preparar o próximo. Agradecemos a presença de todos os Catequistas.

A toda a Comunidade lembra o Pároco que a Catequese é tarefa primordial da vida da Comunidade, como espaço de encontro, transmissão celebração e vivência da fé... e que a falta de Catequistas se começa a fazer sentir. Fica o apelo a um maior envolvimento de todos, a começar pelos pais para que esta tarefa e missão de transmissão da fé se fortaleça na Comunidade.

4. MISSÃO “LEIGOS PARA O DESENVOLVIMENTO”

Vai “o nosso Samuel” do Grupo de Jovens de Guisande, da Paróquia de São Mamede de Guisande, ser enviado juntamente com outros colegas, em Missão para Moçambique. A celebração – Missa de Envio – vai ter lugar no próximo Sábado, dia 14 de setembro, às 13.30 horas, na Igreja de Nossa Senhora de Fátima, na Avenida Marquês de Tomar, em Lisboa.

Vamos unir-nos espiritualmente ao Samuel... Ele partirá, para a Missão, no final do mês de setembro.