quarta-feira, 3 de julho de 2024

Rescaldos da Visita Pastoral - A boa disposição

 


Durante a semana da Visita Pastoral, nos diferentes momentos programados, nomeadamente nos de cariz civil, como as visitas às empresas ou escolas, e mesmo durante os momentos de refeições, o Sr. Bispo D. Roberto Mariz mostrou-se sempre com uma boa disposição, descontracção e sentido de humor, nunca dando sinais de cansaço ou entediamento, bem pelo contrário, sendo ele sempre o "motor" a puxar a dinâmica que o programa intenso continha.

Mostrou D. Roberto ser capaz de manter o formalismo inerente ao cargo e missão, levando muito a sério os momentos nesses aspectos exigentes, nomeadamente nas celebrações, mas também um lado mais informal, brincalhão e próximo, fazendo sentir todos os seus interlocutores com um grande à vontade.

Parece-nos esta uma postura equilibrada que prima pela proximidade, o ir ao encontro de,  mostrando e demonstrando que a Igreja nos seus elementos hierárquicos não tem que ser distante, inacessível, a olhar de cima para baixo como se num plano superior. D. Roberto Mariz mostrou precisamente que na diferença e nas exigências da sua função, é igualmente igual a cada um de nós, nomeadamente na faceta da simplicidade e da informalidade nos contactos e reacções.

Ficam, pois, aqui alguns registos desses momentos de descontracção, incluindo os que revelam a paixão de D. Roberto pelos carros e motos.