Neste 3.º dia da Visita Pastoral, foram visitadas várias escolas das três comunidades.
Neste cenário e no respeito pelas diferenças e pluralidade, e como sinal de valorização das realidades que nos rodeiam e fazem parte das nossas vivências, é com sentido positivo que as escolas e seus responsáveis, desde directores, professores e auxiliares, incluindo associações de pais, acederam a receber o Sr. Bispo D. Roberto e o nosso pároco, num sinal e mensagem de respeito, cordialidade e carinho fraterno e com mensagens de alegria e comunhão social.
Foi assim nas várias escolas de Pigeiros e Caldas de S. Jorge e no Jardim de Infância de Fornos - Guisande, onde colhemos alguns registos que aqui partilhamos. O sr. Bispo recordou tambem os seus tempos na escola primária e submeteu-se às perguntas feitas pelas crianças. A curiosidade dos mais novos foram desde saber se o D. Roberto tinha irmãos e quantos, como é que chegou a bispo e...se gostava de dinossaurios.
O sr. Bispo sentiu-se à vontade, como uma delas, e foi prendado com uma cantiga, um poema, a oferta de um presente, uma garrafa de água, também pintada pelos pequeninos, e no final houve bolinhos de coco, também por eles amassados. Foi um momento muito bonito e enriquecedor desta dinâmica e vertente social da Visita Pastoral.
Em continuação, a manhã terminou com um almoço oferecido pelas Termas de Caldas de S. Jorge, que para além dos seus responsáveis administrativos e técnicos, contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal da Feira. Dr. Amadeu Albergaria, ainda o Vereador do Pelouro do Turismo, Dr. Vitor Marques, o presidente da Junta local, José Martins e ainda alguns funcionários.
Seguir-se-á uma visita guiada às instalações termais.